A arte do cuidado com a saúde emocional das pessoas não é apenas uma profissão. É um estado de ser, um estilo de vida. Ser psicólogo vai além das obrigações e transpassa a vida do profissional de todas as formas. Para além dos ambientes onde o psicólogo atua, existe um modo de existir que é perene. Somos psicólogos na vida! Isto significa que, estamos observando as situações sempre com lentes especiais para a tentativa de uma análise livre de pré-conceitos. Sim, psicólogo que se presa não alimenta conceituações sem comprovações de evidências. Ele não é o profissional do achismo, é aquele que se ancora em sua base teórica para ler o mundo.
Para além das fronteiras profissionais e apesar de conhecer os mecanismos psíquicos que levam ao sofrimento, ele também sofre e adoece, também tem raiva e se desespera. Ele sente como todos os seres humanos. Por isto deve também ter seu lugar de fala, deve fazer psicoterapia.
Psicólogo não é aquele que só cuida de doenças mentais, é o profissional que cuida de pessoas e pessoas possuem conflitos, dúvidas,medos e angústias sem necessariamente estarem patologicamente comprometidas. Portanto, todos deveriam gozar de um momento seu, onde pudessem dizer e avaliar junto a alguém neutro sua vida e assim melhorar como ser humano no caminho da qualidade de vida numa perspectiva de prevenção das mazelas emocionais que tanto nos acometem nesta maratona do viver! Só quem faz terapia sabe quanto é bom ter este espaço .
Não me vejo fazendo outra coisa! Ser psicóloga me preenche, me realiza em todos os aspectos!