top of page

Como o terapeuta cognitivo comportamental aplica e trabalha a Reestruturação Cognitiva?



A Reestruturação Cognitiva atua sobre os pensamentos automáticos disfuncionais e também reestrutura crenças centrais que foram construídas sob bases traumáticas.


E como o profissional trabalha a Reestruturação Cognitiva?


Um dos exercícios terapêuticos para casa mais usado pelos terapeutas cognitivo comportamentais é o registro de pensamentos automáticos. Esse instrumento permite aos pacientes registrar seu trabalho de reestruturação cognitiva e podem ser feitos atualmente usando a tecnologia em nosso favor, para facilitar e fazer com que a atividade possa, de fato, ser feita em tempo real.


Os smartphones possibilitam a instalação de aplicativos criados especialmente para o registro de pensamentos e estados de humor. Existe um número grande de possibilidades de aplicativos, cabendo ao terapeuta junto com o paciente a escolha do tipo de registro a ser usado, lançando mão da tecnologia ou da forma clássica com o registro feito em papel. Assim, os pacientes aprenderão a capturar seus pensamentos automáticos.


O registro feito em papel possui inicialmente três colunas, mas o terapeuta tem a liberdade de criar seu próprio modelo, acrescentando alguma informação que julgue relevante para aquele caso específico. Na primeira coluna os pacientes devem registrar as situações gatilho associadas aos transtornos emocionais, na segunda coluna devem registrar o pensamento ou pensamentos automáticos que são disparados associados às situações e na terceira deverão registrar a reação emocional e o nível de intensidade de 0 a 10.


Posteriormente, ao desenvolverem a habilidade de identificar pensamentos automáticos e as reações emocionais que os precedem com o nível de ansiedade, os pacientes receberão um documento com cinco colunas. Essa nova tabela de registros terá as três colunas anteriores mais uma quarta coluna para o registro de uma possível resposta adaptativa e a quinta coluna oferecerá espaço para o registro do resultado a nível emocional que foi gerado pela nova resposta ao evento. Além dessa ferramenta, o terapeuta tececista dispõe de outros instrumentos e manejos para implementar a reestruturação.


Continuaremos falando sobre RC em nossos próximos textos.


Commentaires


bottom of page