Reestruturação cognitiva é um dos processos terapêuticos da TCC, terapia cognitiva comportamental, que tem como objetivo fazer com que o psicólogo e o paciente trabalhem, juntos, para identificar os pensamentos disfuncionais do paciente e ajustá-los para crenças funcionais e realistas.
Pois na TCC acredita-se que, os acontecimentos de nossas vidas influenciam diretamente como nos sentimos diante deles, e impacta na maneira como enfrentamos diversas situações.
Por meio de técnicas utilizadas nesse processo espera-se que o paciente consiga ressignificar pensamentos e esquemas, para construir crenças saudáveis e alinhadas com a real situação. Se tornando assim capaz de mudar e reformular sua perspectiva da vida e a maneira como encara novas experiências.
Mas como funciona na prática?
A reestruturação cognitiva é aplicada por meio de diversas técnicas, que podem e devem ser utilizadas dentro e fora do atendimento.
Essas estratégias são divididas em 3 momentos:
a identificação
a contestação
a modificação
Ou seja, a modificação não acontece de repente nem de forma separada, e nem mesmo em maneira linear, o paciente pode caminhar entre os diferentes momentos até associar a própria transformação.
Primeiro conhecendo o real problema, identificando os pensamentos distorcidos, depois após esta familiarizado com suas distorções cognitivas, o terapeuta entra como uma figura contestadora, realizando diversas perguntas para que o paciente reflita sobre as mesmas, para então chegar no momento de modificar as crenças limitantes, o paciente desenvolvendo uma conclusão sobre os pensamentos disfuncionais têm a oportunidade de escolher a continuação de seu uso ou de transformá-los em crenças saudáveis.
Comments