A Reestruturação Cognitiva (RC) é um procedimento, dentre vários, que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) possui que possibilita ao paciente identificar os pensamentos que estão associados ao sofrimento psíquico, consequentemente às psicopatologias.
Busca avaliar a utilidade dos pensamentos e ajudar o paciente a responder de maneira adaptativa ao pensamento considerado disfuncional.
Um pensamento disfuncional caracteriza-se pelo seu conteúdo excessivamente negativo, neutro ou positivo e que ao ser avaliado à luz da racionalidade não encontra respaldo de ancoragem.
Para que o paciente consiga analisar e classificar o conteúdo de seus pensamentos e assim conseguir mudá-los e reestruturar a forma como enxerga o mundo e suas situações, o terapeuta faz uso de um procedimento psicoterapêutico chamado Questionamento Socrático.
O questionamento socrático é uma técnica baseada na Maiêutica Socrática que foi desenvolvida por Sócrates no século IV a.C. Sócrates tinha por forma de ensino fazer perguntas críticas de maneira a permitir a avaliação da aprendizagem levando os alunos para a discussão de diferentes pontos de vista.
O questionamento socrático usado em TCC consiste em fazer perguntas que levem à perspectivas mais amplas dos pensamentos, sentimentos e comportamentos.
A RC acontece quase que totalmente no diálogo socrático entre terapeuta e cliente, quando o terapeuta Tececista elenca situações associadas aos pensamentos disfuncionais que ocasionam ou potencializam o sofrimento emocional.
Exemplos de questionamento socrático:
Quais são as outras possibilidades para lidar com essa situação?
Quais as evidências que confirmam esse seu pensamento?
Quais as vantagens ou desvantagens desse pensamento?
Comments