top of page

Diálogo: Receita antiga mas eficaz para educar em tempos de tecnologia.

A velocidade com que o mundo está sofrendo transformações, princialmente com a advento dos avanços tecnológicos que encurtaram distâncias, altera a forma como as pessoas vivem e se comunicam. A capacidade de adaptação das gerações mais velhas para que usufruam desse fenômeno da melhor maneira possível, será o diferencial para que um novo modo de conviver e educar as novas gerações surja.


A comunicação global está mais fácil e precisamos aproveitar ao máximo essa facilidade. Quando eu era criança e adolescente ia para escola e depois voltava para casa e nesse trajeto meus pais tinham que ficar tranquilos e confiar que nada aconteceria. A única forma de comunicação era através de telefones públicos e telefones convencionais, que diga-se de passagem, poucas famílias de classe média tinham.


Um trabalho escolar com consulta de livros era feito na biblioteca onde ficávamos horas copiando textos e as cartas levavam dias ou semanas para chegar ao seu destino. Hoje nós temos, graças a tecnologia, como saber se nossos filhos estão bem em tempo real, suas pesquisas escolares podem ser feitas de casa e nossa correspondência é eletrônica e chega em questão de segundos na caixa de e.mail do destinatário. Sem falar da comunicação instantânea que os Smartfones nos proporcionam.

Mas será que estamos sabendo usar esse benefício moderno em nosso favor?


Em minha experiência enquanto psicóloga com adolescentes observo pais mais ansiosos e sem saber como devem agir diante dos filhos antenados e sedentos pelo conhecimento das questões mais variadas da vida e se comunicando com um mundo que está exposto para o bem e para o mal. Saliento que esse mundo sempre existiu e não é a tecnologia que o fabrica. Pais assustados, que sem saber como agir, fecham os olhos para as atividades de seus filhos diante dos aplicativos, sites, blogs, etc, ou são rígidos demais levando em muitos momentos o jovem a mentir e transgredir desnecessariamente para estar integrado na nova tribo global.


Como agir? A receita é antiga e só muda a forma como ela deve ser aplicada: Diálogo.


A linguagem hoje é tecnológica e os pais devem estar antenados com o que seus filhos gostam de fazer na internet. Os valores humanos continuam os mesmos, como são aplicados mudou. Dialogar e negociar com os filhos o que é certo e errado diante do uso da internet, das redes sociais, dos aplicativos. Para tal, é necessário uma aproximação para o entendimento e orientação, não há espaço para autoritarismo e proibições sem explicações. O jovem hoje tem coragem de questionar e precisa de respostas aceitáveis e justas. Não adianta mais o famoso "porque não". Pais precisam estar preparados para dar respostas convincentes e para tal necessitam saber adentrar neste mundo que para nós é novo e que para nossos filhos sempre existiu.


A maneira de educar em tempos de tecnologia exige dos pais certa revisão de postura acerca dos requisitos e exigências da vida moderna para que sejam cumpridas as obrigações da família. O papel de envolvimento na educação de um filho, exige domínios e competências que tem fugido a capacidade dos pais, por exigirem um novo formato de atuação onde não há mais espaço para impor domínio pela força e pelo medo. Adaptar os valores e as normas dentro da ética que deve ser implementada ao usar tecnologia exige vontade, disposição e investimento em mudança de atitude para conquista do respeito que levará ao diálogo e aproximação afetiva. Adultos rígidos e que negam-se a aprender a manejar todo o arcabouço de possibilidades ofertado pela internet, estão fadados ao isolamento, pois o caminho é sempre para frente. Não haverá retorno aos tempos arcaicos onde nos comunicávamos precariamente.


Trabalho e cansaço não devem ser desculpas para não educar . Ter um filho é uma escolha, tratá-lo com respeito e ofertar- lhes um lar amoroso e educativo é obrigação.


Portanto, aprendam e participem das atividades de lazer de seus filhos como jogos eletrônicos, visitem suas redes sociais, conversem sobre o que está acontecendo nestes ambientes virtuais, delimitem horários para o uso de Facebook, Instagram e afins, reservem tempo para estar nesta monitoria e estejam da vida de seus filhos de maneira ativa. Ser pais exige dedicação e carinho. Os frutos serão colhidos com o tempo, quando nossos filhos estiverem adultos, sendo responsáveis, atenciosos , éticos e felizes.

bottom of page