top of page

O que é Mindfulness e como colocá-lo em prática?


O Mindfulness é baseado em técnicas milenares preconizadas pelos orientais, técnicas essas que são comprovadas a partir de um embasamento teórico consolidado com estudos desenvolvidos por cientistas. Assim, o Mindfulness inclui diferentes técnicas para o indivíduo manter a atenção plena, ou seja, prestar atenção nos sentimentos, na respiração e nos acontecimentos do presente. Com a atenção plena nos detalhes do agora, é possível controlar o sistema nervoso autônomo que age em momentos de nervosismo e estresse.

Sendo assim, os diversos tipos de técnicas de atenção plena podem ser aplicados no cotidiano, como por exemplo a técnica baseada na respiração. Quando pequenos, realizamos a respiração diafragmática, que libera mais oxigênio para as células, porém com o crescimento, desenvolvemos a respiração torácica, que não oxigena as zonas periféricas com a quantidade de oxigênio adequada. A partir do desenvolvimento da técnica Mindfulness baseada na respiração, a pessoa consegue retomar a respiração diafragmática, controlando os impulsos nervosos do cotidiano. Uma forma de realizar essa técnica é cheirar uma rosa em 3 segundos e assoprar uma vela em 6 segundos, isto é, inspirar e expirar no dobro de segundos. Assim, através desse exercício é possível controlar os impulsos nervosos do cotidiano, como o estresse e a ansiedade.

Além disso, existem outras técnicas de atenção plena, como por exemplo a técnica de escaneamento corporal, baseada em exercícios e no estímulo no foco nos movimentos e nas sensações do próprio corpo. Assim, todas as técnicas são realizadas com o objetivo de controlar os impulsos nervosos e possuir uma rotina mais saudável, diminuindo a ansiedade e o estresse. Por esse motivo, um dos primeiros passos de um atendimento clínico é o treinamento da respiração, pois assim o profissional capacitado consegue estimular o desenvolvimento gradativo de uma melhor estabilidade emocional no paciente.


Comments


bottom of page