top of page

O que é o Efeito Eva?



A prevenção de recaídas é uma medida fundamental para proporcionar um tratamento efetivo para o paciente e garantir uma transformação verdadeira de sua percepção e perspectiva de vida. Nesta etapa de prevenção o terapeuta indica estratégias e mecanismos que ajudam o paciente a evitarem e lidarem com situações de risco por meio das melhores técnicas de suporte. Contudo, o que acontece quando a medida de ajuda não funciona e o paciente fraqueja em um velho hábito ou comportamento?


Neste caso, pode ocorrer o que chamamos de Efeito Eva, Efeito de Violação de Abstinência, que se trata da sensação de frustração, culpa e auto responsabilização que o paciente sente quando ocorre alguma recaída ou quando não consegue realizar as metas construídas juntamente com o terapeuta.


O paciente sente-se culpado e o responsável pelo erro cometido, achando-se fraco, incapaz e retrocedendo no tratamento por ter cometido um comportamento antigo. E é neste momento que o suporte do terapeuta faz toda a diferença: precisamos fazê-lo compreender que ele está em uma jornada, em um processo cheio de etapas, dificuldades e obstáculos. A transformação acontece aos poucos e que haverão falhas pelo caminho, o que vai determinar seu sucesso é não desistir e continuar buscando melhorar.


Precisamos ajudar o paciente a lidar com o Efeito Eva, prepará-los para as eventuais falhas, indicar mecanismos de suporte e técnicas de apoio melhores, caso os que tenhamos elaborado não estejam funcionando, para que ele consiga lidar com a situação se ocorrer alguma recaída.


bottom of page